Nosso manifesto

Acreditamos que o melhor do Alumínio, vai além do Alumínio.

Temos orgulho do nosso passado e para onde ele pode nos levar. Nossa história traduz o compromisso de quem sempre confiou no desenvolvimento da indústria e, acima de tudo, do país.

Com um jeito só nosso, criamos parcerias valiosas com as pessoas ao nosso redor: nossos clientes, nossos empregados, nossos fornecedores e as comunidades onde atuamos.

Estamos sempre por perto, sempre prontos para atender às mais diferentes demandas, inclusive as mais desafiadoras. Isso porque trabalhamos pensando na resposta certa para as perguntas mais difíceis.

Na janela da casa, no carro, no trabalho. Estamos em tudo. Buscando inspirar novos caminhos, provocar novas ideias, descobrir novas formas, soluções e aplicações.

Um ciclo que se renova a cada dia.

CBA
Da cidade de Alumínio, para o Alumínio de todas as cidades

Mensagem da Liderança

CBA do futuro

Nosso alumínio está presente no dia a dia de praticamente todas as pessoas, aplicado nas indústrias de embalagens, construção civil, automotiva, máquinas e equipamentos e bens de consumo, entre outras.

Produtos primários
Alumina
Lingotes
Lingote liga
Tarugos
Vergalhões
Rolos caster
Placas

Produtos transformados
Chapas e bobinas
Folhas de alumínio
Perfis extrudados
Perfis anodizados
Soluções customizadas

Nossa estratégia corporativa tem como objetivo colocar a CBA em um patamar ainda mais elevado de competitividade no mercado brasileiro de alumínio, gerando valor para nossos clientes, fornecedores, empregados e comunidades em que estamos presentes. Esse movimento teve início ainda em 2015, com o Projeto Horizontes, que estabeleceu uma arquitetura institucional com três negócios distintos, que se complementam e geram vantagens competitivas com a verticalização na cadeia produtiva do alumínio.

Energia

A energia elétrica que utilizamos na produção de alumínio é originada em nossas 11 usinas hidrelétricas próprias e ligadas diretamente à fábrica da CBA em Alumínio (SP), localizadas no complexo hídrico dos rios Juquiá e Sorocaba, e em mais nove usinas próprias ou nas quais possuímos participação societária e que estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Essas unidades, atualmente, são operadas pela Votorantim Energia, empresa que também faz parte da Votorantim S.A.

Primários

Abrange nossas unidades de mineração de bauxita, refino para produção de óxido de alumínio, produção de alumínio líquido e fundição. Essas atividades são realizadas em nossas minerações, na fábrica no município de Alumínio e na Metalex em Araçariguama e visam à contínua excelência operacional e competitividade em custos.

Transformados

Área que atua com excelência operacional direcionada para oferecer produtos de alumínio com soluções e serviços customizados a mercados e clientes estratégicos.

Desempenho econômico

Uma gestão mais ágil, somada à constante preocupação em reduzir custos e melhorar a competitividade do negócio e a estratégia transformacional adotada nos últimos três anos, garantiu ganhos consistentes no negócio de alumínio. Desta forma, em 2017, apresentamos um crescimento de 9% na receita líquida e de 52% no EBITDA ajustado no negócio alumínio, quando comparados a 2016.

Esse crescimento foi impulsionado por maiores volumes e preços do alumínio, alinhados ao foco em vendas de produtos com maior valor agregado e melhor performance operacional. No resultado consolidado tivemos um incremento de 8% na receita líquida, enquanto o EBITDA ajustado caiu 7%, devido a uma maior GSF* e o MtM da venda de excedente de energia.

*GSF (Generation Scaling Factor) é o fator que mede a razão entre a energia produzida pelo conjunto dos geradores e a soma das garantias físicas dos mesmos

Temas materiais

O primeiro Relatório Anual da CBA como empresa independente apresenta nosso desempenho ao longo de 2017 e as principais perspectivas para nossos negócios. Para definirmos os temas materiais do relatório, realizamos em 2017 um estudo de materialidade com nossos principais públicos de relacionamento. Esse estudo teve como foco nossas operações de alumínio e engajou cerca de 50 pessoas internas e externas à organização

por meio de entrevistas e da realização de dois painéis com o público interno.

Esse processo resultou na identificação de oito temas materiais, que norteiam a apuração de dados e informações para a construção do relatório e, também, direcionam nossa atuação estratégica para a gestão da sustentabilidade.

Meio ambiente

Mineração sustentável

Nesse tema, abordamos os impactos ambientais decorrentes das nossas operações de mineração da bauxita. Abrange as iniciativas para monitoramento e mapeamento dos impactos na biodiversidade, recuperação das áreas mineradas e relacionamento com os proprietários das terras em que operamos.

Segurança das barragens e gestão de resíduos

O tema abrange a gestão de aspectos como a deposição de lama vermelha, destinação de resíduos decorrentes das operações de mineração e industriais e o tratamento de resíduos perigosos. Inclui, ainda, os mecanismos da companhia para monitoramento da segurança das barragens.

Ecoeficiência na produção

Dentro desse tema, abordamos os processos e investimentos realizados para que o consumo de água e energia no processo produtivo do alumínio seja menor e mais eficiente. Tratamos também das iniciativas direcionadas para a redução das emissões de gases de efeito estufa e de outros poluentes que podem ter impacto sobre as comunidades próximas às nossas operações.

Pessoas

Ética, conformidade e solidez dos negócios

O tema aborda aspectos de governança corporativa e do desempenho financeiro que, em uma visão de longo prazo, evidenciem nossa capacidade de garantir a continuidade dos negócios e da geração de valor para os públicos de relacionamento.

Integridade e bem-estar dos empregados

Nesse tema estão cobertas as informações relacionadas aos nossos esforços para garantir a integridade física das pessoas que trabalham em nossas unidades industriais e de mineração. Também abrange os projetos e iniciativas para promover uma qualidade de vida cada vez melhor aos nossos empregados.

Licença social da operação

Nossa gestão da sustentabilidade é direcionada para promover o engajamento das comunidades locais que estão próximas às nossas operações de mineração e de produção do alumínio. O tema descreve as ações que realizamos para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dessas populações e gerar valor reputacional para a CBA.

Futuro

Fortalecimento da indústria do alumínio

O tema trata do relacionamento da CBA com associações setoriais e outros organismos da sociedade civil direcionado para a contribuição com o crescimento e fortalecimento da cadeia do alumínio. Também aborda como a empresa busca unir esforços para viabilizar, em conjunto com outros atores, um modelo que permita ampliar a capacidade de logística reversa e reciclagem do alumínio.

Inovação e satisfação dos clientes

Nesse tema, o foco são as inovações em processos e produtos que visam à oferta de valor sustentável e a cocriação com nossos clientes.

Meio ambiente

Mineração sustentável

A mineração da bauxita é o primeiro passo para produzir alumínio primário e entregar, aos nossos clientes, as melhores soluções em produtos primários e transformados. Realizada com as mais avançadas metodologias e o foco na mitigação dos impactos ambientais, a atividade de mineração agrega benefícios e valor para as comunidades das regiões em que atuamos.

Após o término da extração da bauxita, as áreas mineradas são entregues aos proprietários rurais com o solo em condições ainda melhores para atividades agrícolas restauração florestal.

Em Poços de Caldas, a reabilitação das áreas mineradas é realizada por meio de técnicas pioneiras, desenvolvidas pela CBA em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em Miraí e Itamarati de Minas, a reabilitação é realizada em terrenos nos quais há o cultivo, basicamente, de pasto, eucalipto e café. Ao longo dos anos, a prática de reabilitação tem evoluído graças à parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Segurança das barragens e gestão
de resíduos

A geração e disposição correta dos resíduos é um dos principais aspectos ambientais que gerenciamos em nossas atividades. O beneficiamento e o refino da bauxita geram resíduos que são depositados em barragens próprias e monitoradas continuamente.

Inovação para a continuidade das operações

A barragem de resíduos da CBA Fábrica, que armazena a lama vermelha resultante do processo para obtenção da alumina em nossa fábrica no município de Alumínio (SP), tem uma vida útil estimada até o ano de 2022. Para garantir a continuidade das operações sem a necessidade de construir outra barragem, desenvolvemos um projeto para a utilização de filtros prensa que permitirão destinar o resíduo em estado seco para a área de

estocagem. Com isso, a expectativa de vida útil da barragem será ampliada até no mínimo o ano de 2042.

Desde 2012 estão sendo realizados os estudos técnicos para que a disposição seja feita de forma segura. Em 2017, foi emitida pela CETESB a Licença Prévia e solicitada a Licença de Instalação. A previsão é que, até 2021, os filtros prensa estejam plenamente instalados e operacionais.

Ecoeficiência na produção

A energia elétrica é um insumo essencial para a produção de alumínio e um dos pontos centrais do nosso modelo de negócio. Possuímos 20 usinas hidrelétricas na composição de nossa matriz energética – 11 são próprias da CBA, ligadas diretamente à fábrica, que formam o Complexo Juquiá-Sorocaba, e as outras nove também próprias ou em que possuímos participação societária e são interligadas no SIN (Sistema Integrado Nacional).

As emissões de gases de efeito estufa (GEE) são um impacto ambiental do processo produtivo do alumínio. A maior parte dessas emissões estão relacionadas à obtenção de alumina e alumínio primário, que geram emissões de gás carbônico (CO2) e perfluorcarbono (PFC). Visando a redução nas emissões, buscamos melhorias operacionais, inovação no processo e ampliação da reciclagem.

Gestão da água

Á água é um recurso natural utilizado em todas as etapas de produção. Na fábrica de Alumínio, a água, obtida em corpos hídricos localizados próximos à planta, é tratada e utilizada na refinaria, fundição e outras etapas que necessitam do insumo em condições potáveis. Após a utilização, direcionamos o efluente para uma lagoa exclusiva para armazenamento, com capacidade para 75 mil metros cúbicos, e fazemos o tratamento em uma estação de tratamento de água industrial (ETAI) para reutilização em outros processos produtivos, como o tratamento de gases. Com isso, o efluente gerado é reaproveitado na planta industrial.

Pessoas

Integridade e bem-estar dos empregados

Para reforçar a cultura de segurança entre nossos empregados, realizamos o programa Comportamento Seguro, que abrange treinamentos, ações de conscientização e ferramentas que visam identificar e tratar situações de risco. Uma dessas ferramentas é a Observação de Riscos do Trabalho (ORT), que promove a avaliação das atividades e riscos que podem estar associados a elas. Com uma metodologia eficaz, a ORT promove a mudança de comportamento e a manutenção de atitudes seguras.

No último ano, investimos R$ 9,3 milhões em melhorias nas instalações e equipamentos, além de realizarmos diversas campanhas de conscientização.

Possuímos protocolos específicos que definem parâmetros mínimos para o desenvolvimento de atividades e que, em muitos casos, superam as exigências legais.

Se algum item a ser observado nestes protocolos não estiver de acordo com os parâmetros determinados, nossos empregados devem exercer o Dever de Recusa, no qual justificam a negativa de cumprimento expondo as condições insatisfatórias que identificou naquele momento. O Dever de Recusa é uma ferramenta que empodera o empregado para evitar a exposição a um risco de acidente. Sua utilização é estimulada e reconhecida pela CBA.

Ética, conformidade e solidez dos negócios

A integridade e a transparência são os direcionadores da nossa gestão e da governança corporativa. Desde 2013, possuímos um Programa de Compliance construído com base nos Valores e Crenças do DNA Votorantim.

O Código de Conduta da CBA é uma das principais ferramentas para garantir que nossas atividades estejam em conformidade com leis, regulamentos e boas práticas. No final de 2016, o documento foi revisado e disponibilizado a todos os empregados. Em 2017, promovemos treinamentos sobre o Programa de Compliance e o Código de Conduta, por meio de plataforma de e-learning.

Para o recebimento de queixas e denúncias de comportamentos que não estejam de acordo com uma conduta ética e íntegra, possuímos a Linha Ética, aberta aos empregados e públicos externos. O canal, acessível por telefone ou pela internet, é gerenciado por uma empresa externa, o que garante a confidencialidade das pessoas que entram em contato. As informações e os registros das ações tomadas em resposta ficam arquivados no próprio canal da Linha Ética.

Licença social da operação

A proposta da CBA, com os investimentos e na relação que mantém com as comunidades dos territórios em que está presente, é construir parcerias de valor, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios em sua área de atuação.

Em 2017, investimos R$ 4,8 milhões em iniciativas sociais, montante 47% superior ao de 2016, principalmente pelo maior volume de recursos próprios.

Parceria Votorantim pela Educação

Iniciativa da Votorantim que abrange todas as empresas investidas, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem como foco a promoção da melhoria da educação pública nos

municípios de operação dos negócios. A CBA desenvolveu o PVE em quatro cidades – Alumínio, Araçariguama e Divinolândia (São Paulo) e em Niquelândia (Goiás).

Apoio à Gestão Pública

O programa Apoio à Gestão Pública (AGP) é uma tecnologia própria do Instituto Votorantim em parceria com a CBA e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que tem como objetivo ampliar as capacidades do poder público municipal, fortalecendo o seu papel como agente do desenvolvimento local. A metodologia atua em duas frentes: Modernização de Gestão e Ordenamento Territorial.

O projeto é executado por uma consultoria especializada, que mantém independência em relação à CBA.

Em 2017, promovemos a inserção do AGP na cidade de Alumínio, onde nossa fábrica está localizada. O programa tem como objetivo apoiar a prefeitura local no desenvolvimento e execução do Plano Plurianual e Plano Diretor Participativo.

Programa ReDes

O programa ReDes é uma parceria da CBA, do Instituto Votorantim, BNDES e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Seu objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável dos municípios, fornecendo apoio técnico e financeiro para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas capazes de gerar renda para a comunidade local.

Em Alumínio (SP), Niquelândia (GO) e Miraí (MG), o ReDes começou a ser implementado em 2017. Neste primeiro ano, o programa realizou a fase inicial, chamada de Mobilização, que consiste no convite às instituições interessadas a inscrever suas propostas para avaliação. É um momento de avaliação, por parte de todos os parceiros, do nível de maturidade cada instituição inscrita.

O futuro é de alumínio

Fortalecimento da indústria

A sociedade global tem buscado, cada vez mais, migrar para um estilo de vida e de consumo mais sustentável. Essa demanda passa pela reorganização e avanço tecnológico das cadeias produtivas, com foco em modelos de negócio mais circulares e menos extrativistas.

Essa necessidade desenha um cenário de futuro otimista para a indústria do alumínio. Nosso produto alia resistência e flexibilidade geométrica com baixo peso e reciclabilidade infinita, sem perda das propriedades. Com essas características, o alumínio pode contribuir decisivamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Inovação e satisfação dos clientes

Somos parceiros de nossos clientes no desenvolvimento de soluções que possibilitem o incremento da utilização do alumínio e agreguem mais valor e sustentabilidade aos produtos oferecidos aos consumidores finais. Em 2017, estruturamos nosso negócio de Transformados para potencializar e transformar a relação com os clientes estratégicos.

Reconhecimento externo

Conquistamos o Prêmio REI 2017 – categoria Insumos, concedido pela revista Automotive Business, com o projeto "Uso de alumínio de alta resistência em sistemas de absorção de impactos em veículos de passeio". Com pesquisas e investimentos em novas tecnologias, ampliamos nosso portfólio para oferecer aos nossos clientes ligas de alta resistência originalmente utilizadas apenas na indústria aeronáutica e, até então, disponíveis apenas em outros países.

Para alcançar esse resultado, utilizamos soluções de codesign e de coengenharia em sistemas de crash management* para a cadeia automobilística. O projeto antecipa a tendência de aluminização dos veículos de passeio. A premiação é dirigida a iniciativas de destaque no campo de fornecimento de materiais para a indústria automobilística, incluindo outros metais, plásticos, borrachas, tintas e outros tipos de insumos.

*Sistemas para absorver o impacto durante colisões, protegendo a saúde do motorista e/ou dos passageiros