

#nossacba

2,07 milhões
de toneladas de bauxita beneficiadas
351 mil
toneladas de alumínio líquido produzidas
449 mil
toneladas de produto acabado*
*Fábrica CBA + Metalex
R$ 5,4 bilhões
de receita líquida
R$ 832 milhões
de EBITDA ajustado
96% de consumo
de energia elétrica autogerada

Nossas unidades e operações
Nossa produção de alumínio é verticalizada, indo desde a mineração até o processamento de produtos acabados. Além das nossas unidades produtivas, possuímos controle acionário e participação em usinas hidrelétricas que abastecem nossas operações com energia. Também contribuímos para a manutenção de reservas privadas, chamadas de Legados.

Governança corporativa
Nosso Conselho de Administração é eleito pela assembleia geral de acionistas e assessorado pelos Comitês de Remuneração e Pessoas e de Auditoria. As responsabilidades de cada órgão da estrutura de gestão são definidas pelo Estatuto Social da CBA e divulgadas por meio do Manual de Governança, que foi atualizado em 2018 para aumentar o grau de transparência em nossa administração e adaptar a governança à nossa estratégia corporativa. No âmbito executivo, a Equipe Líder é formada pelo Diretor-Presidente e sete executivos que representam as áreas-chave da CBA.

Compliance
Nosso Programa de Compliance auxilia as unidades da CBA em suas interações internas, bem como com clientes, fornecedores, concorrentes, credores, imprensa, cidadãos e o poder público, sempre orientado por altos padrões éticos. Em 2018, continuamos trabalhando na disseminação do Código de Conduta da Votorantim e elaboramos o Manual de Compliance Concorrencial, que estabelece recomendações e regras para uma conduta ética e responsável dos representantes de nossa empresa em relação a clientes, concorrentes e fornecedores. Também engajamos nossos empregados no Compliance Day, um dia dedicado ao diálogo sobre temas como corrupção, integridade e ética.

Resultados
financeiros

Resultados financeiros
Em 2018, crescemos em volume de vendas, receita líquida e EBITDA, capturando oportunidades no mercado brasileiro e internacional de alumínio. Nesse período também reduzimos nossa dívida bruta e alongamos o prazo médio de financiamentos.

Resultados
financeiros

Resultados financeiros
Em 2018, crescemos em volume de vendas, receita líquida e EBITDA, capturando oportunidades no mercado brasileiro e internacional de alumínio. Nesse período também reduzimos nossa dívida bruta e alongamos o prazo médio de financiamentos.

Estratégia de
sustentabilidade

Um diálogo sobre sustentabilidade
A sustentabilidade é a base da CBA do Futuro, o ponto de partida que orienta e estrutura nossas ações e projetos para melhorar nossa competitividade e gerar mais valor para nossos acionistas, clientes, fornecedores, empregados e a sociedade como um todo. Em 2018, construímos nossa estratégia de sustentabilidade a partir do engajamento e discussão com nossos líderes. Essa estratégia parte da constatação de megatendências que influenciarão as empresas ao longo dos próximos anos.


Vídeo de Sustentabilidade

Cuidado
com as pessoas

Liderança inspiradora e equipes de alta performance
Nossos mais de 4,8 mil empregados atuam com foco na evolução cultural da CBA, reforçando seus quatro eixos: trabalho em equipe, divergência construtiva, senso de dono, e ambição de competitividade. Nossa pesquisa de clima organizacional realizada em 2018 de acordo com a metodologia Korn Ferry nos colocou no grupo chamado P90: entre os 10% das empresas com melhores resultados sobre clima organizacional no Brasil.

Capacitação e desenvolvimento
Utilizamos o Sistema de Desenvolvimento Votorantim (SDV) como modelo de gestão para acelerar o desenvolvimento profissional dos empregados de maneira alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. Em 2018, evoluímos ao discutir, no âmbito da liderança, o desdobramento de objetivos corporativos em metas individuais. Para estimular nossos profissionais a se engajarem em busca de melhores resultados, promovemos iniciativas como o Programa de ideias – IdeAl, que incentiva os empregados a apresentarem ideias de melhoria, aperfeiçoamento em processo e novos produtos. Após avaliação de um comitê, os participantes são reconhecidos e podem até ser premiados.

Compromisso com a segurança
O cuidado permanente com nossos empregados é prioridade na gestão das atividades da CBA. Estamos comprometidos com a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e a promoção da qualidade de vida de nossos profissionais. Nesse ano, tivemos um pequeno aumento no número de acidentes como reflexo principalmente das falhas em percepção de risco e comportamento seguro. Embora nossos resultados sejam melhores do que os divulgados de taxa de frequência nacional* (7,08) e internacional* (4,8) para o setor do alumínio, permanecemos em busca da redução desse indicador.
*Últimos dados divulgados, com ano base 2017.

Novas tecnologias em prol da segurança
Em 2018, começamos a usar um modelo de realidade virtual para capacitar nossos empregados em combate a princípios de incêndio nos laminadores e bloqueio de energia na área de Transformação Plástica de nossa unidade industrial. Essa tecnologia permite a simulação de situações reais para melhor orientar os profissionais e tornar o aprendizado mais dinâmico, favorecendo a assertividade na hora de realizar os procedimentos. Outras iniciativas de destaque no ano foram a utilização de biometria para a gestão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o início do desenvolvimento de um sistema de previsibilidade de ocorrências, chamado Safety Analytics.

Qualidade de vida e bem-estar
Incentivamos nossos empregados a ter uma vida saudável, dando todo apoio e orientação para que eles pratiquem atividades físicas e se alimentem de maneira adequada por meio do Programa de Qualidade de Vida Por Você. Em pouco mais de um ano, o programa conseguiu engajar 1.350 participantes de nossas unidades de São Paulo, Sorocaba, Alumínio, Mirai e Poços de Caldas.

Excelência
operacional

Investimentos
Com mais de 800 iniciativas que abrangem todas as áreas da CBA, o Programa de Transformação para Acelerar a Captura de Valor foi efetivo e nos permitiu construir uma gestão contínua da competitividade dentro da CBA.
Além dessas melhorias, implementamos um programa de investimentos estratégicos a ser implementado ao longo de cinco anos, contemplando desde iniciativas de grande porte, que envolvem montantes consideráveis de recurso financeiro para sua viabilização, como o projeto de instalação de filtros prensas na Refinaria e o projeto Green Soderberg nas Salas Fornos até ações pontuais, com custo menor.

Inovação e parceria com os clientes
Alinhados à estratégia CBA do Futuro, almejamos ser referência no setor de alumínio e desenvolver alternativas e soluções sustentáveis aos nossos clientes através da cocriação de soluções e atendimento personalizado. O reconhecimento do mercado efetivou-se com duas premiações em 2018: o Selo Ouro da Bemis, um dos principais produtores de embalagens do mundo, na categoria fornecedor de alumínio; e o Supplier Awards da Randon, na categoria Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento.

Desenvolvimento de fornecedores
Um ponto estratégico para garantir a excelência operacional é a forma como administramos e acompanhamos nossos fornecedores. Entendemos que o relacionamento com esse público deve ser orientado para o longo prazo, com foco na parceria e na qualidade, alinhado aos nossos valores e à nossa visão de sustentabilidade. Ao longo de 2018, implementamos um sistema de gestão de fornecedores que possibilita a realização do processo de homologação mais automático, rápido, seguro e transparente. Para 2019, queremos avançar nesse novo modelo, complementando os esforços de qualificação e acompanhamento com um trabalho de reconhecimento da CBA aos fornecedores que se destacarem nos critérios relevantes para a empresa.



Conservação
ambiental

56
hectares recuperados ou em recuperação ao longo de 2018
28
artigos, monografias e teses desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (MG)
19,5
milhões investidos
em meio ambiente

Produção sustentável do alumínio
Para reforçar nossos compromissos com a sustentabilidade como definido em nossa estratégia, queremos alinhar nossas práticas de gestão e produção aos padrões da Aluminium Stewardship Initiative (ASI), uma organização mundial de padronização e certificação do mercado do alumínio. Em 2017, associamo-nos à ASI e, em 2018, realizamos uma avaliação interna abrangente sobre nosso sistema de gestão e produção para identificar pontos de melhoria. A partir desse exercício, desenhamos um plano de ação, com medidas elencadas em diferentes áreas e um cronograma de execução para viabilizar a obtenção da certificação da ASI.

Projeto Green Soderberg
A CBA adota em seu processo produtivo uma tecnologia conhecida no mercado como Soderberg para transformar o óxido de alumínio em alumínio líquido. Nesse modelo, os fornos são instalados dentro de edifícios (as Salas Fornos) e alimentados continuamente por veículos especiais. Essa alimentação exige a quebra da crosta de vedação da cuba, gerando emissões fugitivas, principalmente de gás carbônico. Chamado de Green Soderberg, o projeto em implementação na CBA automatiza esse processo de alimentação, minimizando as emissões e trazendo ganhos adicionais em eficiência e segurança.

Mineração sustentável
Em todas as minas, trabalhamos com avançadas metodologias para mitigar possíveis impactos ambientais, bem como para beneficiar e agregar valor para as comunidades onde operamos. A recuperação do solo após a mineração é uma premissa da CBA, pois é importante que os proprietários recebam o terreno de volta em condições iguais ou melhores do que antes da mineração.
Após a extração da bauxita, cujo ciclo de lavra é de três a seis meses, as áreas exploradas são submetidas à reabilitação ambiental, processo que dura em média quatro anos e que permite melhores condições para o solo com recomposição da vegetação nativa e/ou a retomada de atividades agrícolas e pastoris. A qualidade dessa reabilitação é atestada por trabalhos e pesquisas científicas realizados por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Legado para a sociedade
Mantemos ainda duas reservas de biodiversidade, uma em São Paulo e outra em Goiás. O Legado das Águas, no Vale do Ribeira, e o Legado Verdes do Cerrado, na região de Niquelândia, promovem a geração de valor em capital natural por meio de iniciativas de compensação de reserva legal, produção plantas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado para reflorestamento e estímulo a cadeias produtivas sustentáveis.
58
mil
hectares conservados
nos Legados
R$ 20,3 milhões
Investidos pela CBA
em 2018 para gestão
e desenvolvimento
dos Legados
Parcerias
viabilizam estudos para o aproveitamento econômico sustentável

Gestão dos temas ambientais
Uma operação eficiente consegue produzir mais e melhor com menos recursos e impactos. Nossas prioridades nesse cenário abrangem as reduções de 22% no consumo de água nova, 35% na disposição de resíduos e 16% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2025.
Ao longo do último ano, implementamos diversas iniciativas na Refinaria de Alumina, que minimizaram a demanda por água e aprimoraram sistemas de recuperação. Além disso, promovemos um levantamento abrangente dos resíduos do processo produtivo para identificar aqueles com potencial de viabilidade para aproveitamento como subproduto. Também realizamos pelo segundo ano nosso inventário de emissões de GEE conforme a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Segurança
nas barragens

Monitoramento constante
A CBA possui seis barragens, duas para armazenamento de água e quatro para rejeitos, distribuídas nas unidades de Alumínio (SP), Itamarati de Minas (MG), Miraí (MG) e Niquelândia (GO). Todas seguem as diretrizes do Sistema Integrado de Gestão da Segurança de Barragens (SIGBAR), adotado pela CBA para garantir a integridade física de suas barragens, bem como possuem um Plano de Segurança de Barragens (PSB) e Plano de Atendimento a Emergência (PAE).
Iniciamos no fim de 2018 nas unidades de Miraí e Itamarati de Minas um projeto de comunicação no contexto do PAE para reforçar o diálogo aberto com stakeholders estratégicos e com a comunidade. Esse plano será ampliado para Alumínio (SP) e Niquelândia (GO).

Desenvolvimento
local

Atuação social
Desde 2016, nossa nova Estratégia de Atuação Social orienta a forma como interagimos com as comunidades nas regiões em que atuamos, considerando as especificidades locais e o tipo de atividade da CBA, de maneira estruturada e alinhada com as tendências mundiais em impacto social. Seus três eixos prioritários estão alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.