A CBA evolui continuamente. Atualiza processos, adota as mais modernas tecnologias, investe no aprimoramento de sua equipe, implementa novos projetos, adapta-se às tendências do setor e do mundo. Para acompanhar tantas mudanças, a Companhia revelou seu propósito em 2019. Alinhado à geração de valor da Empresa para cada stakeholder, esse propósito foi definido a partir de quatro pilares:
Nossa
história
Nossa
marca
Nossa
aspiração
Nossa
estratégia
Ele já está na história da CBA, em sua forma de atuar, no seu dia a dia e dos públicos com os quais se relaciona. E reflete o olhar da Empresa para o presente e para o futuro.
A Sustentabilidade está presente em todas as áreas e atividades da CBA. Como exemplo do seu comprometimento com esse tema, em 2019, foi formalizada a criação de uma Gerência de Sustentabilidade e foi instituído um Comitê de Sustentabilidade. A Empresa também aderiu ao Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade do mundo, e possui ações e projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O ano de 2019 foi marcado pela desaceleração da economia global, retração da demanda na cadeia do alumínio e pelos desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Apesar desse cenário de mercado adverso, nosso modelo e estratégia de negócios contribuíram para o resultado consolidado da companhia manter-se estável em relação a 2018.
A CBA busca a geração de valor para os stakeholders e a perenidade dos empreendimentos. Ambos só são possíveis se a cultura corporativa for pautada em condutas éticas, íntegras e responsáveis e em um processo de governança rigoroso e transparente.
Uma pergunta estratégica inspirou a gestão de pessoas em 2019: como colocar todos os empregados na rota tecnológica, preparando-os para esse mundo mais competitivo e digitalizado? Constatou-se que seria necessária uma evolução cultural, com mudança de mindset das pessoas. Foram identificadas as características relacionadas a um DNA digital, de como a Empresa deve organizar-se, operar e se comportar para ser ágil e capturar valor nessa nova era de negócios. Em seguida, foram avaliadas as características profissionais desejadas para o empregado da CBA, o que culminou na criação da Jornada da Liderança, com ações para desenvolver essas competências nos líderes, responsáveis por replicar esses ensinamentos para suas equipes. Esse empenho conjunto inspirou a CBA a concretizar um novo passo de sua evolução cultural, para sua Jornada 4.0.
Trabalhar a inovação a partir de demandas atuais, como mobilidade urbana, saudabilidade e indústria 4.0, para fazer entregas mais personalizadas aos clientes, desenvolvendo produtos que garantam a sustentabilidade e a perenidade do negócio. É assim que a CBA está atuando para o futuro.
Com tantas conquistas em 2019, temos a certeza de que a CBA caminha a passos largos rumo a um futuro mais sustentável, tecnológico e eficiente, em que clientes, parceiros e empregados atuem em conjunto, beneficiando uns aos outros e a sociedade. Somos ousados, fortes, competentes e temos o melhor time para transformar nossas aspirações em realidade. E é com orgulho de fazer parte dessa Empresa que continuaremos nossa jornada. Para que muitas outras histórias de sucesso possam ser contadas nos próximos anos.
Ricardo Carvalho
Diretor-Presidente da Companhia
Brasileira de Alumínio (CBA)