Por que ASI?
ASI (Aluminium Stewardship Initiative) é resultado do compromisso conjunto de stakeholders da cadeia de valor do alumínio para ampliar a contribuição da indústria para uma sociedade mais sustentável.
O Programa de Certificação da ASI avalia todas as etapas da cadeia de valor do alumínio, desde a mineração de bauxita até a fabricação dos produtos finais, com o objetivo de atestar as empresas que produzem alumínio de forma social e ambientalmente responsável.
Em 2018, foi realizada uma avaliação interna abrangente sobre nosso sistema de gestão e produção, alinhando nossas práticas às da ASI.
Em nossa primeira auditoria, já obtivemos a certificação por Padrão de Performance, dentro da maior maturidade possível frente às normas da ASI.
Em 2019, fomos a primeira produtora de alumínio nas Américas a certificar três unidade de mineração de bauxita ao mesmo tempo e uma planta industrial totalmente integrada (refinaria de alumina até o produto final) nos padrões de Performance e Cadeia de Custódia da ASI, incluindo todos os nossos produtos – tarugos, lingotes, chapas, laminados e perfis extrudados anodizados e pintados.
Em 2021, recebemos a certificação no padrão de Performance da ASI para a unidade Itapissuma (PE), operação industrial dedicada à produção de laminados que foi adquirida pela CBA no ano anterior.
Sustentabilidade CBA
Nossa estratégia de sustentabilidade parte da constatação de quatro megatendências, que influenciarão as empresas ao longo dos próximos anos e que representam desafios importantes para os negócios nas próximas décadas. São elas: Planeta sob pressão, Hipertransparência nas relações, Diversificação da matriz energética e Mudança no padrão de produção.
A partir dessas megatendências, #nossaCBA definiu oito temas estratégicos para o atingimento dos objetivos de longo prazo de nossas operações, que foram materializados em iniciativas e metas com prazo de resolução até 2025.