CBA Alumínio

Governança e Compliance

A CBA possui um legado de ética, responsabilidade e melhores práticas que direciona nossas ações e decisões.

Governança Corporativa

Ao longo de nossa história desenvolvemos uma tradicional cultura empresarial, porque nosso sistema de governança é orientado por nossas crenças e valores, e alcançou a confiança das pessoas e dos mercados. Portanto, as boas práticas de gestão alinhadas ao DNA Votorantim garantem hoje nossas diretrizes de governança corporativa para o futuro da CBA.

Órgãos de Administração

Tendo sempre em vista a perenidade dos negócios, os nossos órgãos de administração atuam com eficiência e honestidade, por isso tomam decisões de acordo com as suas respectivas competências e alçadas.

Assessorados pelo Comitê de Auditoria e pelo Comitê de Pessoas, a Assembleia de Acionistas e o Conselho de Administração definem a estratégia da companhia. A Diretoria é o órgão responsável pela gestão e representação da CBA em suas relações com todos os stakeholders.

Ética, integridade e transparência

Esses são os nossos pilares. Trabalhamos com o objetivo de dirigir nossos negócios com integridade e transparência, buscando sempre manter altos padrões éticos.

Em 2013 foi criado o Programa de Compliance CBA, com base nos valores, crenças e Código de Conduta da Votorantim. Aprimoramos nossas práticas do dia a dia com o objetivo de manter o diálogo com a sociedade e todos os envolvidos na cadeia: nossos parceiros de negócio, nossas pessoas e lideranças e as comunidades onde atuamos.

A conformidade permite o controle dos possíveis desvios relacionados às Leis e Regulamentos, Contratos, Licenças e Certificações, aos Relatórios Externos que emitimos, e à Defesa da Concorrência e do Mercado.

O pilar Anticorrupção estimula o combate à corrupção nas esferas interna, política, econômica e social. Divulga a abrangência e relevância do tema entre todos os nossos clientes, empregados, acionistas, fornecedores, poder público, mídia, comunidade e sociedade.

Nossa Linha Ética é o canal oficial para o relato de qualquer suspeita de atos fora da conformidade. As denúncias são recebidas de maneira confidencial e anônima. Os relatos são apurados e direcionados de acordo com as políticas internas e a legislação vigente.

Informação e Conscientização

Comprometidos com a realização de campanhas de comunicação e treinamentos anticorrupção e demais pilares do nosso Programa de Compliance, buscamos, periodicamente, consolidar as melhores práticas nos diversos níveis de nossa organização.

Nossas crenças e valores são inegociáveis.

Disponibilizamos e incentivamos o uso da Linha Ética, não aceitando nenhum tipo de represália contra aqueles que a utilizam. O canal pode ser facilmente acessado por todos os empregados e pelo público externo, representando um canal para denúncias, relatos e esclarecimentos relacionados ao nosso Código de Conduta.
A Linha Ética é imparcial e transparente, portanto garante a confidencialidade das informações e o anonimato de seus usuários, promovendo um ambiente melhor para todos.
Todas as denúncias realizadas por meio dos canais da Linha Ética são automaticamente dirigidas para uma empresa externa, qualificada e independente.
Se você tiver conhecimento de qualquer prática que não esteja de acordo com o nosso Código de Conduta ou com a lei, faça uma denúncia anônima e confidencial por meio de um dos canais.