CBA Alumínio

set qua, 2021

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) está apoiando, em parceria com o Instituto Votorantim, a execução do Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde (AGP Saúde) em Barro Alto, Goiás. Nessa iniciativa, o município recebe, gratuitamente, apoio para o enfretamento à pandemia da Covid-19 e para aprimorar sua oferta de assistência integral à saúde, além de outras ferramentas de gestão.

 

A metodologia do AGP Saúde é voltada para municípios com até 350 mil habitantes. O programa objetiva apoiar cidades menores, onde costuma haver mais dificuldade para acessar recursos financeiros e técnicos para a área de saúde. O AGP Saúde é uma das diversas iniciativas adotadas pela Votorantim, desde março de 2020, para apoiar a sociedade no enfrentamento à pandemia. Os acionistas, a holding investidora Votorantim S.A. e as empresas de seu portfólio (Altre, banco BV, CBA, CESP, Citrosuco, Nexa, Reservas Votorantim, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia), por meio do Instituto Votorantim, direcionaram juntos R$ 150 milhões para combater a Covid-19. 

 

De acordo com o gerente da unidade da CBA em Barro Alto, Alexis Dias de Souza, apoiar o município tem sido fundamental para alinhar prioridades, metas e objetivos em relação à saúde. “Ao participar do programa, a administração municipal pode avaliar as estratégias e, com a iniciativa, aprimorar processos, práticas e níveis de gestão”, destaca.

 

“Fizemos uma análise de impacto das nossas iniciativas de 2020, que revelou maior eficácia, em termos de vidas poupadas e casos evitados, quando existe a melhoria da gestão pública do sistema de saúde. Isso vem pautando nossas ações em 2021”, afirma Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim. Esse estudo de impacto, realizado por um parceiro externo, a Metas Sociais, mostrou que, nos 151 municípios em que ocorreu a mentoria de Apoio à Gestão Pública em 2020, quase 1 mil vidas foram poupadas, houve a redução de mais de 33 mil casos de Covid-19 e um custo evitado de R$ 120 milhões em gastos com UTI. 

 

Ao participar do AGP Saúde, as administrações municipais e suas equipes técnicas de saúde podem avaliar suas estratégias e, com a iniciativa, aprimorar processos, práticas e níveis de gestão.

 

Por meio do Instituto e em parceria com as empresas da Votorantim e outras instituições privadas, atualmente o AGP Saúde 2021 atende 34 municípios, localizados em dez estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo. Juntas, essas cidades somam quase 2 milhões de habitantes. Na maioria delas, há presença de empresas investidas da Votorantim.

 

Além desse grupo, houve uma segunda rodada de inserção de municípios no programa, em uma iniciativa conjunta do Instituto Votorantim e do BNDES. Em 21 de julho, depois de uma chamada pública, foram selecionados mais 40 municípios, localizados em 15 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. Juntos, os dois grupos de cidades somam aproximadamente 3 milhões de habitantes, em 16 estados. A lista completa das cidades participantes e mais informações sobre o programa estão no site http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/.

 

AGP Saúde em Barro Alto

O primeiro passo do programa foi a aplicação de um diagnóstico rápido da atuação do município na área da saúde, com ênfase para atenção primária e vigilância epidemiológica. A partir disso, o município define o que é mais urgente e prioritário, assim como metas e objetivos. A cidade deve montar uma equipe multidisciplinar para participar da mentoria online. Esse time é responsável por implementar os planos de ação definidos e por acompanhar a evolução prática das iniciativas, com as orientações dos consultores do programa. Ao final do período de mentoria, o diagnóstico inicial é reaplicado para identificar se o município conseguiu cumprir suas metas e se avançou nas competências de gestão priorizadas.

 

Dentro dos eixos de enfrentamento à Covid-19 e de assistência integral à saúde, o AGP Saúde tem seis temáticas prioritárias: 

  • Fluxo de dados Epidemiológicos: monitoramento da Covid-19 e comunicação dos dados municipais para medidas preventivas efetivas;
  • Rastreamento de Contatos: estratégias para testagem e acompanhamento do contágio, para evitar a transmissão comunitária;
  • Vacinação: apoio ao plano municipal de vacinação, monitoramento de insumos e cobertura de vacinação e vacinados;
  • Comunicação de Risco: estratégias para que a população tenha acesso contínuo a informações corretas e atualizadas;
  • Cobertura da Atenção Primária: mapeamento da cobertura e estratégia para expansão da Atenção Básica no território, com identificação de áreas de vazios sanitários e vulnerabilidades;
  • Previne Brasil (iniciativa de repasse de recursos do Ministério da Saúde): apoio para o monitoramento e o reporte de indicadores que garantam o repasse de recursos.

 

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

 

Sobre o Instituto Votorantim

Centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade. Criado em 2002, desenvolveu-se como o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e promove benefícios sociais nas localidades de atuação da companhia. Está à frente de ações em mais de cem municípios de todo o Brasil e ainda na Colômbia, na Argentina e no Peru.

 

Assessoria de Imprensa CBA – Ideia Comunicação Empresarial

Ângelo Franco – angelo.franco@ideiacom.com.br | (31) 9.8435-9237
Josiane Souza – josiane.souza@ideiacom.com.br | (31) 9.8417-3130