dez qua, 2021

Principal rating global de Mudanças Climáticas aponta que a Empresa está entre as líderes mundiais nessa agenda

São Paulo, xx de dezembro de 2021 – A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) foi novamente reconhecida como uma das melhores empresas avaliadas pelo Programa de Mudanças Climáticas do CDP, um dos principais ratings de sustentabilidade do mundo e um dos mais conceituados sobre mudanças climáticas. A Companhia recebeu nota A-, que representa a categoria de liderança da iniciativa, consolidando-se entre as líderes globais em boas práticas em ESG, sigla em inglês usada para se referir às ações ambientais, sociais e de governança de uma empresa – em especial nas iniciativas com foco no combate às mudanças climáticas. Este é o segundo ano que a CBA participa do ranking e se posiciona nesta categoria.

“Mais uma vez, a classificação da CBA reafirma nosso empenho em garantir a oferta de alumínio de baixo carbono e de soluções sustentáveis em parceria com os nossos stakeholders, desenvolvendo as comunidades com presença da CBA e gerando contribuições positivas para o meio ambiente, a cadeia de valor e toda a sociedade. Isso está em linha com a nossa agenda ESG, inerente à estratégia do negócio”, afirma Ricardo Carvalho, CEO da CBA.

A Empresa foi avaliada em 116 critérios que apontam práticas relacionadas a estratégia e governança climática, gestão de riscos e oportunidades, emissões de carbono, além do engajamento da cadeia de valor no tema. Por meio de projetos como a diversificação de sua matriz energética e a automatização do processo de alimentação de fornos, a CBA vem reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa em sua produção, posicionando-se bem abaixo da média global de emissões na indústria do alumínio.

Os dados avaliados pelo CDP ficam disponíveis para consulta de investidores e fundos de investimento, inclusive com o cruzamento das informações entre diversas organizações. As informações da Instituição responsável por manter o ranking indicam que mais de 150 empresas ao redor do mundo, com poder de compra de US$ 4 trilhões, utilizam o rating para selecionar fornecedores. Já os fundos de investimento que afirmam utilizar o CDP como critério para suas decisões reúnem US$ 106 trilhões em ativos. Além disso, o resultado também pode servir como critério para captação de recursos por meio de títulos verdes e financiamentos com taxas menores.

O rating do CDP tem oito graduações (D-, D, C-, C, B-, B, A- e A). A avaliação é realizada desde 2002 e a participação das empresas é voluntária, mas tem crescido ano a ano. No ranking inaugural, publicado em 2003, participaram 228 empresas. Este ano, foram mais de 9,6 mil companhias de diversos setores.

Alumínio de baixo carbono

Em 2019, a CBA assinou compromisso com a Science Based Targets, iniciativa para elaboração de uma meta baseada em ciência para cumprir com seu papel de limitar o aumento da temperatura do planeta. As metas baseadas em ciência são bastante robustas e apenas empresas comprometidas com a agenda climática assumem esse desafio. A CBA está em fase de aprovação da sua meta junto ao SBTi. Em paralelo, a Companhia já produz alumínio de baixo carbono e tem como objetivo reduzir mais 40% das emissões relativas aos produtos fundidos até 2030.

Um dos exemplos de iniciativa de redução da emissão foi a instalação de uma caldeira para geração de vapor a partir da biomassa na etapa de refino do minério de bauxita para transformação em óxido de alumínio(alumina), substituindo combustíveis fósseis anteriormente utilizados (óleo combustível e gás natural). A redução de emissões de gases do efeito estufa desse projeto é significativa, tornando a pegada de carbono da alumina da CBA uma das baixas do mundo. O case esteve em exposição na COP-26.

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor

Mais informações para imprensa | FleishmanHillard

Andrea Giardino (11) 99150-4565| andrea.giardino@fleishman.com.br