jan sex, 2020

CBA promove plantio de mudas no jardim da Igreja Matriz da cidade de Alumínio

A Iniciativa é uma forma de compensar a emissão de gás carbônico dos eventos de final de ano da empresa

Alumínio, 17 de Janeiro de 2020 – A realização de um evento, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta em emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, um dos principais fatores causadores do aquecimento global. Como empresa ambientalmente responsável, no dia 12 de Janeiro, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio promoveu o plantio de mudas no jardim da Igreja Matriz da cidade de Alumínio, de forma a neutralizar a emissão de gás carbônico (CO2) provenientes dos eventos de fim de ano da empresa.

Realizada em parceria com o Legado das Águas, o plantio de 50 mudas frutíferas e floríferas, de pequeno e médio porte, aconteceu na Igreja Matriz localizada na Av. José Ermírio de Moraes, nº 747 – Vila Industrial com apoio da comunidade e de empregados da CBA.

As mudas são das espécies Cambuci, Guariroba, Araçá Rosa, Ingá Caixão, Manacá da Serra, Pau Cigarra, Figueira de Pedra, Ipê Amarelo, Jacatirão e Ingá Feijão. Elas foram escolhidas de acordo com a quantidade de luz e ventilação que as áreas recebem. A manutenção das mudas, será realizada pela própria comunidade em conjunto com os responsáveis pela manutenção do jardim da Igreja Matriz.

“As emissões de carbono podem acontecer tanto em atividades das produtivas da industrial como em ações individuais do nosso cotidiano. Por isso é tão importante ter uma visão holística das nossas práticas enquanto empresa e tomar medidas que possam contribuir para desacelerar o aquecimento global e assim melhorar a qualidade de vida no planeta. Todo esse movimento fortalece ainda mais o compromisso da CBA com a sustentabilidade” destaca Leandro Faria, gerente de sustentabilidade da CBA.

Evento neutro em emissão de carbono

As principais fontes de emissões de um evento estão no consumo de combustíveis fósseis utilizados em geradores de energia e preparo de alimentos, energia elétrica e, principalmente, no transporte de materiais e das pessoas. Um evento é considerado neutro quando todas as emissões de GEE, diretas e indiretas, são devidamente compensadas em alguma ação ambiental capaz de zerar o volume de emissões geradas. O cálculo do volume de gás carbono (CO2) gerado em um evento é feito por meio de empresa especializada. A partir dessa estimativa, a mesma quantidade de CO2 emitida nos eventos é compensada com incentivo e uso de tecnologias limpas ou mesmo com o plantio de árvores, que ajudam a reter os poluentes ao mesmo tempo em que melhora a umidade do ar e mantém as chuvas regulares.

Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor