CBA Alumínio

ago seg, 2020

Os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), área de influência direta das barragens do Jacuba e Mosquito de propriedade da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Unidade Niquelândia, receberam, no dias 27 e 28 de agosto, treinamento para evacuação de suas residências, como parte do protocolo de implementação do Plano de Ação Emergencial (PAE). O exercício simulado de situação de emergência será realizado no dia 15 de setembro.

Em situação de emergência, após ouvirem o toque das sirenes instaladas na ZAS, os moradores foram orientados a deixarem suas casas e percorrerem a rota de fuga devidamente sinalizada com placas informativas até o ponto de encontro mais próximo, também identificado com placa. Em razão da pandemia da Covid-19 e respeitando o distanciamento social, na data do simulado não haverá recomendação para que todos os habitantes da área mapeada deixem suas casas, de forma que apenas um morador de cada ponto de encontro deverá fazer a rota. Dessa forma, será possível avaliar a eficácia do plano sem gerar agloremações, assegurando a saúde de todos os envolvidos.

O lavrador Dorval Francisco Fernandes, 53 anos, recebeu as orientações em casa, na Fazenda Toledo. Ele disse que sente ainda mais seguro com o treinamento. “O pessoal da CBA está fazendo um excelente trabalho. É mais segurança pra gente. Sei que rompimento de barragem é meio difícil de acontecer, mas é bom a gente sempre se precaver”, afirmou.

Nascida e criada no entorno da barragem do Jacuba, a doméstica Maria Pereira da Cunha, 47, também disse que se sente segura no local. “Nunca tive problema algum aqui. O pessoal da CBA é muito competente. E, com esse treinamento, fico ainda mais tranquila”. Dinarte de Jesus Garcia, 78 anos, também lavrador, tem opinião semelhante: “Esse treinamento é excelente e muito importante pra gente. Eu só tenho que agradecer.”

A aposentada Cárita de Fátima dos Santos Oliveira, 59, mora há mais de 30 anos ao lado da barragem – ponto de encontro número 1. “Sempre me senti segura aqui. Agora, com o treinamento, fico mais tranquila.”

Os moradores receberam kits com materiais informativos relativos a cada ponto, além de máscara descartável e álcool gel. O treinamento foi a penúltima etapa de implementação do PAE. Segundo cadastramento da CBA, há 68 moradias na ZAS, distribuídas nos 29 pontos de encontro. São 78 moradores fixos, 39 esporádicos e três com dificuldades de locomoção.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável.

Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.

A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

Informações para a imprensa:

Oficina de Comunicação (62) 3225-4899

Sirlene Milhomem (62) 98176-0297 sirlene@oficinacomunica.com.br
Luísa Gomes (62) 99911-2950 luisa@oficinacomunica.com.br

Pixel Facebook