CBA Alumínio

fev qui, 2020

Muriaé foi um dos destaques do Prêmio PVE 2019, nas categorias Gestão Escolar e Jovens Mobilizadores

Os municípios de Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre participaram da Oficina de Pactuação 2020 do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e pelo Instituto Votorantim com o objetivo de contribuir com a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim ou de suas investidas. O evento, que aconteceu em São Paulo, apresentou o programa deste ano e entregou o Prêmio PVE 2019, disputado por mais de cem cidades, todas apoiadas por empresas do grupo. Nesses dois municípios, as ações do programa são desenvolvidas por meio da parceria entre as Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação com a CBA desde 2018.

Muriaé foi um dos grandes destaques no Prêmio PVE de 2019. O município foi um dos vencedores da categoria Gestão Escolar e Jovens Mobilizadores, com o projeto “Biblioteca Virtual”. Em Gestão Escolar, o PVE reconheceu o trabalho do grupo de diretores e coordenadores pedagógicos muriaenses que conseguiram cumprir as metas do plano de ação organizado no começo de 2019. Essa equipe garantiu, junto às escolas, boas práticas e intervenções para a evolução dos processos de alfabetização infantil, obtendo resultados significativos ao longo do ano na Matriz de Competências do PVE. O município já atingiu o nível máximo de classificação em cinco das oito competências avaliadas. O número de escolas participantes ainda aumentou de seis para 31 em 2020, com objetivo de promover a formação continuada dos gestores e a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP).

A premiação na categoria Jovens Mobilizadores veio com o projeto “Biblioteca Virtual”, criado na Escola Municipal Professora Elza Rogério, iniciativa que incentiva o hábito da leitura entre alunos e a comunidade. A ideia de criar um acervo virtual veio dos próprios estudantes, uma vez que eles são usuários frequentes de novas mídias, como celulares e tablets. Em seguida, o projeto buscou o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação de Muriaé, que colocou o seu Núcleo de Tecnologia à disposição. A iniciativa foi implementada com sucesso em 3 escolas e será levada a outras escolas da rede.

Muriaé ainda ficou em segundo lugar na categoria Voto Popular, disputado por mais de cem cidades.

Para Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha, Secretária Municipal de Educação de Muriaé, o município obteve destaque com as ações implementadas e a parceria com o PVE trouxe uma base de sustentação, direcionamento e unificação. “A Educação Infantil de Muriaé ganhou muita vivacidade. São notáveis as ações e o avanço do grupo de educadores na busca por uma educação de qualidade. As crianças se sentem prestigiadas e os professores mais motivados e capacitados por meio dos encontros formativos e monitoramento da aprendizagem. E as famílias também se sentem valorizadas, pois participam dos processos junto à comunidade escolar, tendo a certeza de que seus filhos estão em escolas que possuem a mesma base regimental e pedagógica”, observou.

Resultados em 2019

O programa atuou em Muriaé com o objetivo de garantir boas condições de formação para gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal. O foco esteve no acompanhamento dos processos de aprendizagem, de forma a fortalecer ações de políticas de rede implementadas desde 2017.

Em São Sebastião da Vargem Alegre, o principal resultado foi a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) das três escolas da rede municipal, garantindo maior participação da comunidade junto às escolas. Nos encontros, foram realizadas ações formativas como estudos teóricos, compartilhamento de boas práticas e organização de pautas para as reuniões com os professores.

Expectativas

Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre obtiveram ótimos resultados e avançaram na Matriz de Competências do PVE em 2019. Agora, os municípios passam a organizar um plano de ação para aprimorar, desenvolver e monitorar as formações em 2020.

Em São Sebastião, o foco inicial será no acompanhamento da aprendizagem dos alunos, a partir de uma rotina pedagógica sustentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos PPP, finalizados no último ano. Na pactuação, também foram iniciados reflexões e debates sobre possibilidades formativas que acontecerão no primeiro ciclo do PVE 2020.

Sobre o Prêmio PVE

O Prêmio PVE busca reconhecer práticas diferenciadas de gestão, equipes gestoras de escolas e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, visando ampliar a mobilização e o compromisso dos diferentes municípios envolvidos nas ações do programa Parceria Votorantim pela Educação.

O PVE é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas do Grupo Votorantim, que buscam contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a Votorantim atua, e em regiões de influência, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.

A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

Assessoria de Imprensa CBA – Ideia Comunicação

Adriana Borges – adriana.borges@ideiacom.com.br | (31) 3326-2406
Ângelo Franco – angelo.franco@ideiacom.com.br | (31) 3326-2413
Josiane Souza – josiane.souza@ideiacom.com.br | (31) 3326-2412