CBA Alumínio

jan ter, 2020

Em 2019, o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) completou 18 anos de história nas regiões de Poços de Caldas, Itamarati de Minas e Miraí. Nesses anos de atuação, o projeto atendeu mais de 128 mil pessoas, entre empregados próprios e terceiros, familiares, parceiros, comunidades locais, representantes de instituições municipais e comunitárias e toda a comunidade escolar.

No último ano, foram atendidas 4.192 pessoas na Zona da Mata, totalizando 73 mil participações desde o início do Programa. Sua área de influência compreende os municípios de Itamarati de Minas, Cataguases, Descoberto, Muriaé, Miraí, Rosário da Limeira, São Sebastião da Vargem Alegre, Miradouro e Fervedouro. Em Poços de Caldas, o PEA contabilizou 2.109 participações no ano passado, juntamente de Caldas e Divinolândia, atingindo o total de 55 mil contemplados.

Desenvolvido desde 2001, o programa visa atingir a todos os cidadãos, por meio de um processo dinâmico, participativo e contínuo. O gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, explica que o PEA utiliza estratégias educacionais para ampliar a percepção dos indivíduos e das comunidades sobre as questões ambientais. “Assim, eles se tornam multiplicadores de conteúdo atual e contextualizado em conservação ambiental e uso consciente dos recursos naturais. A expectativa para 2020 é de fortalecimento das parcerias com a comunidade das áreas de influência direta da CBA, por meio de atividades de mobilização e sensibilização, além da exploração de pesquisas científicas em áreas mineradas para o desenvolvimento de ações de educação ambiental”, diz.

Sobre o PEA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é composto pelo desenvolvimento de oito projetos, abrangendo as comunidades das unidades de Poços de Caldas e da Zona da Mata. Os projetos são: Curso de Atualização em Educação Ambiental; Conhecendo a CBA; CBA com a Comunidade; Chega Mais, Comunidade!; Educação Ambiental no Campo; Semana de Meio Ambiente; Chega Mais, Família!; e Educação Ambiental para Empregados.

Dentro desses projetos, o programa desenvolve ações educativas voltadas para empregados próprios e terceiros, seus familiares e comunidades nas áreas de influência da empresa, incluindo os produtores rurais. Para os profissionais das instituições da rede estadual e municipal de ensino, o PEA oferece capacitação e atualização em educação ambiental, com novas metodologias para trabalhar as relações entre humano e natureza no ambiente escolar.

Há ainda os projetos de aproximação com instituições, órgãos, entidades e comunidades no entorno da empresa. Por meio de ações práticas e teóricas, os projetos apresentam as instalações e atividades operacionais da empresa, bem como as ações de preservação ambiental.  Em 2019, o PEA também estreitou parceria com as Secretarias de Educação dos municípios, apresentando eixos temáticos voltados para a educação ambiental a serem trabalhados nas instituições de ensino locais.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.

A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

Assessoria de Imprensa CBA – Ideia Comunicação

Adriana Borges – adriana.borges@ideiacom.com.br | (31) 9.9447-3233
Ângelo Franco – angelo.franco@ideiacom.com.br | (31) 9.8435-9237
Josiane Souza – josiane.souza@ideiacom.com.br | (31) 9.8417-3130