Relatório Anual 2019


assista agora

Conquistas e resultados em nossa jornada
para transformar aspirações em realidades.



2019 em destaque

4.800
Empregados
1,88 milhão
Toneladas de bauxita
323 mil
Toneladas de alumínio líquido
357 mil
Toneladas de produtos acabados de alumínio fabricados - Fábrica CBA (Primários e Transformados) + Metalex
98%
Energia elétrica autogerada
R$ 5,3 bilhões
Receita líquida
R$ 861 milhões
EBITDA ajustado
UMA DAS EMPRESAS DO ANO DO SETOR MINERAL
Premiação concedida pela revista Brasil Mineral


Modelo de Geração de Valor



Um novo propósito

A CBA evolui continuamente. Atualiza processos, adota as mais modernas tecnologias, investe no aprimoramento de sua equipe, implementa novos projetos, adapta-se às tendências do setor e do mundo. Para acompanhar tantas mudanças, a Companhia revelou seu propósito em 2019. Alinhado à geração de valor da Empresa para cada stakeholder, esse propósito foi definido a partir de quatro pilares:

1

Nossa
história

2

Nossa
marca

3

Nossa
aspiração

4

Nossa
estratégia



O propósito

“Soluções em alumínio que transformam vidas”

Ele já está na história da CBA, em sua forma de atuar, no seu dia a dia e dos públicos com os quais se relaciona. E reflete o olhar da Empresa para o presente e para o futuro.

Estratégia de Sustentabilidade CBA

Sustentabilidade hoje & amanhã

Alinhamento Sustentável



A Sustentabilidade está presente em todas as áreas e atividades da CBA. Como exemplo do seu comprometimento com esse tema, em 2019, foi formalizada a criação de uma Gerência de Sustentabilidade e foi instituído um Comitê de Sustentabilidade. A Empresa também aderiu ao Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade do mundo, e possui ações e projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)




Resultado financeiro


O ano de 2019 foi marcado pela desaceleração da economia global, retração da demanda na cadeia do alumínio e pelos desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Apesar desse cenário de mercado adverso, nosso modelo e estratégia de negócios contribuíram para o resultado consolidado da companhia manter-se estável em relação a 2018.



Governança corporativa pautada na ética

A CBA busca a geração de valor para os stakeholders e a perenidade dos empreendimentos. Ambos só são possíveis se a cultura corporativa for pautada em condutas éticas, íntegras e responsáveis e em um processo de governança rigoroso e transparente.







A governança em 2019

Primeira due diligence em direitos humanos realizada nas unidades de São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG), Miraí (MG), Itamarati de Minas (MG) e na Fábrica em Alumínio (SP)
Mais que 95% dos empregados já treinados em políticas ou procedimentos de direitos humanos
Criação do Portal de Compliance, a nova plataforma para dar transparência sobre atividades exercidas pelos empregados que podem gerar conflitos de interesses com a CBA e as demais empresas investidas da Votorantim

Uma pergunta estratégica inspirou a gestão de pessoas em 2019: como colocar todos os empregados na rota tecnológica, preparando-os para esse mundo mais competitivo e digitalizado? Constatou-se que seria necessária uma evolução cultural, com mudança de mindset das pessoas. Foram identificadas as características relacionadas a um DNA digital, de como a Empresa deve organizar-se, operar e se comportar para ser ágil e capturar valor nessa nova era de negócios. Em seguida, foram avaliadas as características profissionais desejadas para o empregado da CBA, o que culminou na criação da Jornada da Liderança, com ações para desenvolver essas competências nos líderes, responsáveis por replicar esses ensinamentos para suas equipes. Esse empenho conjunto inspirou a CBA a concretizar um novo passo de sua evolução cultural, para sua Jornada 4.0.



As pessoas nas comunidades

R$ 6 milhões de investimento em iniciativas sociais
26 projetos realizados no ano
Mais de 6 mil pessoas impactadas com as ações educativas promovidas
704 empregados participaram do Desafio Voluntário, competição solidária com apoio do Instituto Votorantim






 

A CBA conquistou a Certificação ASI nos Padrões de Performance e Cadeia de Custódia
R$ 43 milhões de investimentos relacionados ao meio ambiente
R$ 38 milhões
investidos em inovação e tecnologia

Inovação e futuro



Trabalhar a inovação a partir de demandas atuais, como mobilidade urbana, saudabilidade e indústria 4.0, para fazer entregas mais personalizadas aos clientes, desenvolvendo produtos que garantam a sustentabilidade e a perenidade do negócio. É assim que a CBA está atuando para o futuro.

R$ 38 milhões
investidos em inovação e tecnologia


CBA 4.0 – O que já foi feito


A associação de equipamentos on-line para correlacionar variáveis e medir processos.

Uso de Inteligência Artificial para desenvolver um sistema que aumente a eficiência das cubas eletrolíticas.

Obtenção de um algoritmo, utilizando a Lógica Fuzzy, para regular consumos e otimizar recursos por meio da redução da variabilidade dos processos.

Geração de dados confiáveis para a Gestão por Processos e para trabalhos futuros utilizando machine learning.

Plataforma que facilita a gestão de dados em um único ambiente, com mais segurança.

Incremento ao e-learning, proporcionando mais flexibilidade de horários para as capacitações e maior controle dos empregados treinados.

Inovação em logística


Tanto CBA quanto o cliente acompanham o andamento da carga em tempo real.

Integração de informações, criando conectividade em toda a cadeia logística e gerando aumento de produtividade e de nível de serviço ao cliente.

Controla os tempos e os movimentos dos veículos no pátio da Fábrica.

Os clientes FOB e as transportadoras podem agendar o horário de carregamento de seus veículos.


Com tantas conquistas em 2019, temos a certeza de que a CBA caminha a passos largos rumo a um futuro mais sustentável, tecnológico e eficiente, em que clientes, parceiros e empregados atuem em conjunto, beneficiando uns aos outros e a sociedade. Somos ousados, fortes, competentes e temos o melhor time para transformar nossas aspirações em realidade. E é com orgulho de fazer parte dessa Empresa que continuaremos nossa jornada. Para que muitas outras histórias de sucesso possam ser contadas nos próximos anos.

Ricardo Carvalho
Diretor-Presidente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)